Logo Totum
Pró Gestão

Iprerio participa de Seminário de Previdência Social

Dentro da programação do seminário ao longo dos dias, destacamos a palestra proferida pelo Coordenador-Geral de Atuária, Contabilidade e Investimentos, Alex Albert Rodrigues. Avaliação Atuarial é o estudo técnico desenvolvido pelo atuário, baseado nas características biométricas, demográficas e econômicas da população analisada, com o objetivo principal de estabelecer, de forma suficiente e adequada, os recursos necessários para a garantia dos pagamentos dos benefícios previstos pelo plano.

A avaliação Atuarial do exercício 2017 já está sendo feita e temos prazo até o dia 31/03/2018 para enviar para a Previdência e é de suma importância que os servidores municipais estejam com o cadastro em dia junto ao IPRERIO, informações desatualizadas, ou falta de informação, ou, ainda, informação incorreta desses dados podem trazer um resultado que não refletem com a realidade do RPPS, trazendo reflexos diretos nas alíquotas de contribuições a ser definidas na Avaliação e, consequentemente, no equilíbrio financeiro e atuarial do RPPS, frisa Daniéli.

Outro ponto importante do Seminário foi  a palestra proferida pelo coordenador-geral de Normatização e Acompanhamento Legal, Leonardo da Silva Motta, que foi a Atualização da Portaria MPS 154/2008 (emissão de CTC) e Grupo de trabalho COMPREV

A Compensação Previdenciária é um acerto de contas entre o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Os Municípios, ao atenderem o preceito constitucional, instituindo o RPPS, geram o direito de se compensar financeiramente com o RGPS. Isso porque seus servidores, anteriormente à instituição do RPPS, eram segurados do RGPS e, portanto, contribuíram por algum tempo àquele regime.

O IPRERIO é um RPPS,  os servidores que antes trabalhavam para o Regime Geral (INSS), e estão para se aposentar precisam ir primeiramente ao INSS pegar a Certidão de tempo de Contribuição (CTC)  e trazê-la para o IPRERIO para fins de averbação, este é um passo importantíssimo tanto para o Iprerio quanto para o servidor, completa Azilde -Diretora de Benefício do Instituto.

Outro tema de suma relevância merece destaque no seminário, “Princípios de Eficiência na Gestão do RPPS – Pró Gestão” Mediador Herickson Rubin Ragel.

Debate: Reflexos do Atual Cenário Econômico na carteira de Investimentos dos RPPS, com Ronaldo de Oliveira.

Imagens Relacionadas

Download das fotos em alta resolução
Carregando